Construção de pré-moldados ganha a consideração dos brasileiros
A rapidez e a sustentabilidade das obras favorecem o crescimento da construção modular no Brasil. O modelo importado ganha a adesão do comércio, consumidor brasileiro e, nos últimos anos, também do poder público.
Os projetos de construção modular podem ser em estrutura metálica, madeira, PVC ou mesmo concreto. Uma recente onda de contêineres também vem ganhando o mercado nacional no setor. Independente, o conceito prevê a fabricação industrial das paredes antes do início da obra, o que agiliza tempo, otimiza recursos materiais e reduz mão de obra.
De acordo com os engenheiros da AGI do Brasil, alguns projetos de casas e comércio dão conta de serem erguidos a partir de 15 dias. A empresa fornece para o setor um dos componentes essenciais a estes projetos, que são as espumas de isolamento utilizadas para rechearem as paredes de placas pré-moldadas, regular a temperatura dos ambientes, bloquear a umidade e selar a estrutura contra fungos, parasitas, insetos e roedores.
O sistema é considerado novo no Brasil e apresenta o desafio da qualificação de profissionais que conseguem atender os requisitos de fabricação e montagem dos pré-moldados. É o grande diferencial de empresas como a AGI do Brasil, que continuamente qualifica seus engenheiros e técnicos a respeito dos processos, inovação, tendências e maquinário envolvidos na dinâmica.
“Há uma visão, ainda, de que as obras tradicionais de alvenaria têm maior tempo de vida útil. Contudo, essa questão varia conforme o tipo de pré-moldado e a seleção da matéria de base que vai compor as estruturas, como a própria espuma isolante, que dependendo da tecnologia embutida pode manter ou aumentar a qualidade da edificação”, observa o representante da AGI do Brasil, Luciano Paixão
Nos anos pós Segunda Guerra Mundial, de 1950 para cá, as casas pré-moldadas ganharam os holofotes do mercado mundial justamente pelo tempo curto exigido à construção. No momento, são os aperfeiçoamentos do método que ganham o gosto da indústria sustentável e expandem novas possibilidades aos brasileiros.
Esta matéria da AGI do Brasil foi validada pela mídia. Confira: